Logo NEAF
Logo UFG
original_facebook
original_YoutubePlay
Alimentos

O QUE SÃO ALIMENTOS ORGÂNICOS?

Surgida na Índia, em 1905, a agricultura orgânica é uma forma de plantar sem agredir o solo. Quando o pesquisador inglês Albert Howard viu que os camponeses hindus não usavam nenhum tipo de produto químico nas suas plantações, ele investiu na técnica, que visa produzir alimentos sem sacrificar muito a natureza, e apenas com recursos naturais.

Muita gente diz que o método não afeta a natureza; porém, faz a produção cair, e isso pode dar prejuízo para o agricultor. O agrônomo Paulo José Ferreira explica que a agricultura orgânica realmente tem uma produção menor, mas que isso não gera uma perda para o agricultor.

De acordo com Paulo, como na agricultura orgânica não é necessário o uso de máquinas e agrotóxicos, o produtor economiza esse dinheiro. Isso vai compensar o pequeno prejuízo causado pela diminuição da produção.

Outra coisa legal é que alguns pequenos agricultores estão investindo na produção de orgânicos. Em hortas pequenas, eles plantam o que sua família vai comer e ainda podem fazer pequenas vendas dos alimentos que sobram para se sustentar financeiramente.

Paulo também lembra que o consumidor valoriza mais o produto sem agrotóxico, pois sabe que vai ser bom para saúde dele. Então, o produto orgânico pode ser vendido por um preço um pouco maior.

Por que o alimento orgânico é bom?

A nutricionista Rafaela Nemer explica que os alimentos orgânicos são totalmente livres de agrotóxicos e adubos químicos. Muitas vezes, as hortaliças orgânicas são mais “miudinhas” que as outras, mas mais saudáveis. Ela conta que os alimentos cultivados de forma não-orgânica correm o risco de ter o nível de substância tóxica além do permitido. Essas substâncias podem causar diversos males, como diarreia, intoxicação e alergias.

Também podem fazer mal para as mulheres grávidas, afetando a formação do bebê. O pesquisador francês Claude Albert fez estudos que mostraram a presença do agrotóxico DDT no leite materno. As mães teriam sido contaminadas por comerem alimentos com muita substância tóxica.

Por isso, segundo a nutricionista, o alimento orgânico é uma garantia de que estamos livres desses vilões. É mesmo legal que a horta venha direto para o nosso prato!

E se eu não puder comprar alimentos orgânicos?

O preço dos alimentos orgânicos está diminuindo, mas uma grande parte da população não tem dinheiro para comprar esses produtos. Então, como fazer para ficar livre dos agrotóxicos? A nutricionista Rafaela Nemer dá a dica:

“Deixe os alimentos durante 15 minutos dentro de um balde com um litro de água misturado com uma colher de sopa de água sanitária (e assim vai para cada litro de água, uma colher de sopa). Depois, retire os alimentos e enxágüe-os.

Rafaela explica que esse procedimento não vai tornar o alimento totalmente livre das substâncias ruins, mas vai ajudar a diminuir bastante a presença delas.

Fonte: Agrosolf Brasil

Categorias: Notícias

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Alimentos 10 Kb e44aab624f65b88599013c8413422af7